Realizações

ASSISTÊNCIA

SOCIAL

DÉBORA FAZ LANÇAMENTO DO LIVRO RIMAS E VERSOS

A Prefeitura de São Bento do Una por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no dia 13 de dezembro de 2020, aniversário de Luiz Gonzaga o lançamento do livro de literatura de: Cordel do Espaço Conviver, com o título: Rimas e versos falando do nosso universo socioassistencial.

No livro estão todos os cordéis declamado pelo que grupo Cordel Encantando que tanto nos admirou com sua interpretação nos últimos anos. A concretização de um sonho e a efetivação da política pública para crianças e adolescentes.

O momento aconteceu no Restaurante Caboquinho Café Bistrô, com a presença da prefeita, Débora Almeida, do autor dos versos, o orientador social, Jefferson Brito e dos artistas mirins do Cordel Encantando. Como também familiares, profissionais da assistência e convidados.

Débora Almeida inaugura matadouro público em São Bento do Una

Débora Almeida inaugura matadouro público em São Bento do Una

A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, nesta quarta-feira, 28.02.2018, entregou o importante equipamento para o desenvolvimento social, agrário e econômico do município de São Bento do Una e região. O novo abatedouro público João Coquinho.

O equipamento, que irá atender cerca de 58 mil pessoas, tem capacidade para o abate humanizado e regulamentado de 60 bovinos, caprinos e suínos por dia.

A ação visa combater o abate clandestino e garantir o cumprimento das normas padrões para esse tipo de serviço, assegurando uma carne de qualidade e mais saúde aos moradores do município. Para a implantação da estrutura, foram investidos R$ 1,3 milhão.

A partir de agora, a população da região passa a contar com uma estrutura adequada para o abate animal, que será realizado através da pistola pneumática. O abatedouro será gerido pela prefeitura e realizará abates humanizados de 20 bovinos, 20 caprinos e 20 suínos por dia.

A estrutura conta com uma área construída de 3.649,49 m², distribuídos em: curral, pocilga (curral de porcos), aprisco (curral de caprinos), galpão principal (local de abate) de 150 m², vestiário para os funcionários, área administrativa, reservatório de água, caldeira, sistema final de esgoto com lagoa de estabilização, entre outros.

Débora Almeida agradeceu em nome do povo. “São Bento do Una tem o maior rebanho de bovinos de Pernambuco e também é um grande produtor de carne bovina. Então, era mais do que necessário que nós tivéssemos um lugar onde nós pudéssemos fazer o abate com segurança e qualidade na comercialização desses. E isso também é saúde para a nossa população. A partir de agora, só será permitida a venda daquela carne que foi abatida aqui no abatedouro, assim como também faremos a fiscalização dos frigoríficos”, registrou.

O governador de Pernambuco Paulo Câmara prestigiou a inauguração do equipamento. Lideranças políticas de São Bento do Una e região também prestigiaram a inauguração, o secretário da Casa Civil, Nilton Mota;  os prefeitos Sandro Arandas (Ibirajuba), Beta Cadengue (Brejão), Luiz Aroldo (Águas Belas), Antônio de Roque (Jataúba), Arquimedes Valença (Buíque), Ozorinho (Pedra), Neide Reino (Capoeiras), Expedito Nogueira (Calçados), Aguinaldo Inácio (Jurema), Jadiel Braga (São Caetano), Maria José (Pesqueira) e Armando Duarte (Caetés); além dos ex-prefeitos Zé Queiroz (Caruaru), Reginaldo Porfilio (São Bento do Una), Galego (Jurema), Sandoval Cadengue (Brejão), Galego (Ibirajuba), Josevaldo (Brejão).

 

Confira o discurso da Prefeita Débora Almeida, durante a inauguração do Matadouro Público Municipal João Coquinho.

Prefeitura entrega certificados de Inclusão Digital

Na Assistência Social

Prefeitura entrega certificados de Inclusão Digital

A Secretaria Municipal de Educação e Secretária de Ação Social, por meio da Prefeitura Municipal de São Bento do Una realizou o encerramento do Curso de Informática, do Projeto Inclusão Digital. Os certificados foram entregues para alunos juntamente com seus familiares, nessa última quarta feira (26).

A entrega aconteceu no CRAS Antônio Matias. Houve momento de reflexão e dinâmica de grupo. As mães e pais dos alunos estavam radiantes e orgulhosos de seus filhos estarem recebendo esse diploma, pois sabem que esse curso será fundamental para os empregos futuros.

Inclusive Dona Aparecida, mãe de um aluno e ex-aluna falou que sua filha, (que outrora tinha feito o curso), arranjou um emprego: “Graças ao Curso de Inclusão Digital tenho uma filha que arrumou um trabalho em São Paulo, por que ela possuía o curso de informática e eu só tenho a agradecer”, afirmou Dona Aparecida.

A Secretária de Trabalho e Ação Social, Sueli Maciel falou da importância do curso e de como era fundamental para os empregos futuros.

“O Projeto Inclusão Digital é a tentativa de garantir as crianças e adolescentes o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails pois é fundamental para os empregos futuros”.

São Bento do Una realiza encerramento do Curso de Gestantes

Na Assistência Social

Curso de Gestantes

As grávidas do Curso Gestante Cidadã iniciaram o mês de dezembro recebendo um kit enxoval, para bebê, book fotográfico e um momento de despedida do curso.

O Gestante Cidadã no ano de 2015 ficou em destaque no estado de Pernambuco com um dos 10 melhores. Durante o curso foram realizadas oficinas sobre os cuidados com o bebê, amamentação, mitos e verdades sobre o parto, fatores emocionais na gestação, cuidados com a dentição do bebê, além de oficinas sobre os direitos da gestante.

O curso é ofertado pela Prefeitura de São Bento do Una, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social juntamente com o CRAS Santo Afonso. O curso tem como objetivo prestar orientações para o desenvolvimento de uma gravidez saudável, possibilitar o acesso aos direitos assistencialísticos e contribuir para o fortalecimento da cidadania.

Durante o curso as gestantes tiveram assistência de diversos profissionais como: assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermeira, médica, fisioterapeuta, preparador físico entre outros.

CONFIRA NO LINK ABAIXO A MATÉRIA COMPLETA.

https://risangelaespindola.blogspot.com/2015/12/sao-bento-do-una-realiza-encerramento.html

São Bento do Una receberá água da Barragem do Pau Ferro

Recursos Hídricos

São Bento do Una receberá água da Barragem do Pau Ferro

Em agosto de 2015, quando São Bento do Una passava por uma terrível seca, Débora Almeida encontrou a solução na Barragem do Pau Ferro.

Débora conseguiu fazer, com parceria da Prefeitura com a Granja Almeida, a Adutora que trouxe água da barragem Pau Ferro para São Bento do Una.

A seguir confira a matéria da época do blog Risângela Espindola.

Débora Almeida irá inaugurar a Adutora que vai trazer água da Barragem Pau Ferro para São Bento do Una. Débora também falou sobre a conclusão da Adutora, “Essa obra é de fundamental importância, imagina o caos que seria toda São Bento do Una abastecida de caminhão-pipa”, Débora.

Para a prefeita de Débora Almeida,  com o serviço o município estará recebendo em breve água da Barragem de Pau Ferro. Esta adequação custará R$ 1.118.647,02, essa é a 2ª etapa do projeto da adutora de Pau Ferro, que teve sua primeira etapa executada em julho/2015, por meio de uma parceria da Prefeitura de São Bento do Una, Compesa e Granja Almeida.

Além de já ser conhecida pela “Prefeita das águas”, Débora Almeida também já está sendo chamada pela “Prefeita das Parcerias”“Veja o que ela disse sobre isso. “Graças a DEUS essas parcerias que eu busco fazer estão trazendo bons resultados para nossa cidade, tem muita gente boa querendo o bem de São Bento do Una, e essas parcerias não param por ai não!, se Deus quiser logo logo eu vou está anunciados novas parcerias. Apesar da crise que todo Brasil enfrenta, nós seguimos com fé e coragem para batalhar e lutar buscando sempre o bem está do povão São-bentense”, Débora Almeida.

A Barragem do Pau Ferro já abastece Lajedo e pegou muita água com as chuvas deste início de ano.

Na Educação

Reinauguração da Escola Pe. José Orlando Duarte

A prefeitura de São Bento do Una neste domingo(19/07/2015), reinaugurou a Escola Pe. José Orlando Duarte, no Povoado Jurubeba. A comunidade local e comunidades vizinhas se reuniram para receber a Escola “novinha em folha”, fardamento e os kits de material escolar. 

Essa semana tivemos mais uma vitória para a Educação de nossa cidade, depois de quase 30 anos a Escola Pe. José Orlando Duarte, no Povoado Jurubeba, foi lembrada pelo nossa prefeitura, que através da Secretaria de Educação transformou a antiga Escola em uma Escola de primeiro mundo.
Todos os espaço da Escola foram pensados e adequados para os pequenos estudantes, o cantinho da leitura(coleção de livros de histórias infantil), da matemática(kits de jogos lúdicos), uma sala de computação(com quatro computadores,) parquinhos de diversão(para os pequenos e também para os alunos maiores) televisão de última geração, sem falar nos banheiros, cozinha, iluminação, entrada da Escola…
 A reinauguração da Escola foi uma verdadeira festa para as crianças, os jovens que participam dos programas “música na escola” e a “turma Sítio do Pica-pau Amarelo” levaram alegria e diversão para os pequenos, que aproveitaram para se deliciar com algodão doce, pipoca, jujuba…
Na ocasião a prefeitura fez a entrega de fardamento e os kits de material escolar.
Participaram do evento a prefeita Débora Almeida, o Vice-prefeito Alexandre Batité, a secretária de Educação Miriam Rocha, a Secretária de Ação Social Sueli Maciel e a Secretária de Saúde Erika Barros, vereadores, lideranças locais  e comunidades em geral.
 Somos sabedores de que a ESCOLA é a extensão da casa dos alunos, e é importante que esse espaço seja alegre e aconchegante, para despertar nas crianças a vontade de aprender. É lindo ver a carinha dos alunos.
É um sentimento de alegria, não só da comunidade escolar – alunos, professores e funcionários, mas de todos que defendem a Educação como único meio para se mudar um PAÍS!